Atualização – Vacina contra Covid-19
A equipe de enfermagem do Serviço de Apoio à Amamentação da UFSC traz atualizações sobre a vacinação contra Covid-19 em gestantes e lactantes. Desta vez, as recomendações foram baseadas em dois documentos publicados pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
No documento Vacinas Covid-19 – Atualização, consta:
“Puérperas e lactantes pertencentes aos grupos prioritários devem ser vacinadas normalmente com qualquer uma das vacinas.”
E no documento Dúvidas sobre Vacinas Covid-19 – Perguntas e respostas, diz-se:
“09. Grávidas e puérperas poderão receber a vacina?
A segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nestes grupos, no entanto estudos em animais não demonstraram risco de malformações. Para as mulheres pertencentes ao grupo de risco e nestas condições, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico prescritor. As sociedades cientificas recomendam que devido ao risco maior de complicações apresentado pelas gestantes, elas deverão ser vacinadas. A vacina Coronavac é inativada e semelhante às demais vacinas recomendadas na gravidez como, por exemplo, a vacina da gripe. A vacina AstraZeneca/Oxford, de vetor viral de replica-ção deficiente, também se comporta como uma vacina inativada.
10. Mulheres em amamentação podem receber a vacinação?
Embora não haja estudos nessa população, é improvável que haja algum problema na utilização de vacinas inativadas da COVID-19 em mulheres que estejam amamentando. A SBP preconiza a vacinação de mulheres que estejam amamentando.”
As servidoras do Serviço de Apoio à Amamentação estão disponíveis para auxiliar nutrizes com dúvidas através do e-mail saam.saad@contato.ufsc.br de segunda a sexta, das 8-12h e das 13-17h.
Leia, na íntegra: