Notas Técnicas sobre intercambialidade de vacinas para gestantes/puérperas que tomaram a AstraZeneca

A equipe de enfermagem do Serviço de Apoio à Amamentação da UFSC traz abaixo link de acesso da Nota Técnica nº 6/2021, do Ministério da Saúde do Brasil, acerca das orientações referentes a intercambialidade das vacinas Covid-19 em gestantes e puérperas que receberam a primeira dose de Astrazeneca/Fiocruz.

A nota afirma o seguinte:

“Às mulheres que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz e que estejam gestantes ou no puerpério (até 45 dias pós-parto) no momento de receber a segunda dose da vacina deverá ser ofertada, preferencialmente, a vacina Pfizer/Wyeth. Caso este imunizante não esteja disponível na localidade, poderá ser utilizada a vacina Sinovac/Butantan. Os indivíduos que receberem vacina no esquema de intercambialidade deverão ser orientados a respeito das limitações referentes aos dados existentes e do perfil de risco benefício.”

Leia na íntegra em: Nota Técnica nº06 – MS

 

E o Estado de Santa Catarina também fez a publicação da Nota Informativa nº 011/2021 sobre o assunto. A nota traz as seguintes orientações:

1. Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades que iniciaram esquema:

o As mulheres que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz e que estejam gestantes ou no puerpério (até 45 dias pós-parto) no momento de receber a segunda dose da vacina, deverá ser ofertada, preferencialmente, a vacina Pfizer/Wyeth. Caso este imunizante não esteja disponível na localidade, poderá ser utilizada a vacina Sinovac/Butantan. As gestantes e puérperas que receberem vacina no esquema de intercambialidade deverão ser orientadas a respeito das limitações referentes aos dados existentes e do perfil de risco benefício. A segunda dose deverá ser administrada no intervalo previamente aprazado. Caso, no momento de receber a segunda dose, já tenha transcorrido 45 dias após o parto, o esquema deverá ser completado com vacina AstraZeneca/Fiocruz.

o Se iniciaram esquema com vacina Sinovac/Butantan ou Pfizer/Comirnaty: concluir esquema conforme intervalos definidos pelo PNI para estas vacinas.

2. Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades que ainda não iniciaram esquema:

o Utilizar apenas as vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan ou Pfizer/Comirnaty.

3. Lactantes que iniciaram esquema (mulheres que fizeram vacina por pertencerem a outros grupos prioritários):

o Se iniciaram esquema com vacina AstraZeneca/Fiocruz: completar esquema com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, conforme intervalo definido pelo PNI para esta vacina;

o Se iniciaram esquema com vacina Sinovac/Butantan ou Pfizer/Wyeth: concluir esquema conforme intervalos definidos pelo PNI para estas vacinas.

4. Lactantes que ainda não iniciaram esquema:

o Utilizar apenas as vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan ou Pfizer/Comirnaty.”

Leia o documento na íntegra em: Nota Informativa nº11 – SC

 

As servidoras do Serviço de Apoio à Amamentação estão disponíveis para auxiliar nutrizes com dúvidas através do e-mail saam.saad@contato.ufsc.br, de segunda a sexta, das 8-12h e das 13-17h.